Narciso Martins

Em 1928, o primeiro forno à lenha da família

Aquele antigo forninho da família fascinou o velho Narciso quando ainda era apenas um garotinho. Ao chegar no Brasil com 16 anos, trabalhou em uma padaria, tornando-se aos 18, padeiro e confeiteiro trabalhando em um grande forno à lenha. O fascínio virou curiosidade e fonte de estudo, buscando tirar o melhor proveito possível daquele forno. Começou a trabalhar com construção civil em 1978, como ajudante de pedreiro de seu próprio pai e abriu sua empreiteira anos depois. Em 1982, especializou-se na arte de construir churrasqueiras, lareiras, fornos e fogões à lenha onde acumulou grande experiência. Seu trabalho passou a ser reconhecido pela inovação nas técnicas de condução, isolamento térmico e exaustão natural. Primando sempre pelo acabamento em tijolo aparente com detalhes em materiais refratários, presenteou seus clientes com verdadeiras obras primas. Foi o precursor e tornou-se referência nos segmentos de restaurantes e pizzarias, bem como nas grandes empresas de construção da baixada santista, onde até hoje é lembrado e querido.

Narciso, o filho, começou como ajudante do pai por volta de 2001 e aos poucos foi aprendendo os "macetes" do serviço. Mas aquilo ainda parecia pouco e buscava por mais conhecimento. Formou-se como técnico em edificações pelo Centro Paula Souza em 2008, somando a experiência adquirida dos anos de trabalho com o pai ao credenciamento junto ao CREA-SP, tornando-se o único profissional da área com tal qualificação. Criou um Show-Room entre os anos de 2006 e 2010 onde realizou diversos testes com novos materiais inovando e aperfeiçoando velhas técnicas e criando novas. Com estes novos materiais, hoje é possível, por exemplo, construir um forno à lenha e revestí-lo com cerâmica, textura, gesso e até mesmo madeira ou aço sem que apresentem fissuras, trincas ou repassem o calor interno para a camada de acabamento externo. Isto sem falar da sua alteração da fórmula de massa refratária úmida, para poder utilizá-la com espessuras maiores e dar mais aderência aos tijolos refratários, que é fabricada exclusivamente para ele.

os 2 Narcisos

Falando em números, desde que estão no mercado pai e filho já deram origem a quase 900 churrasqueiras e algo em torno de 350 fornos à lenha já construídos! Destes, por volta de 750 churrasqueiras e mais de 270 fornos à lenha ainda estão em uso nos setores comerciais ou residências. Esta estimativa não leva em conta os fogões à lenha, lareiras e outros serviços como isolamento térmico de áreas aquecidas, projetos de exaustão natural ou forçada (exaustores), saunas secas à lenha e acabamentos decorativos em tijolo aparente! Clientes satisfeitos em mais de 20 cidades paulistas, sem contar com as da Baixada Santista podem confirmar que talvez por isto, o nome Narciso Martins seja tomado como referência no mercado após todos estes anos, inclusive pela concorrência!



Deixe seu comentário